quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Programa Educação Brasileira – UNIVESP TV

O Programa “Educação Brasileira”, do canal digital de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP TV) coloca em pauta o projeto pedagógico participativo reggiano. No qual pais, famílias, crianças e educadores se sentem pertencentes das experiências educacionais.

A entrevista com Deanna Margini (Pedagogista das Escolas Municipais de Reggio Emilia) e Marilia Dourado (educadora e representante da RedSOLARE Brasil) dialoga sobre a prática educativa para a infância da cidade de Reggio Emilia – Itália.  Com um projeto diferenciado, as escolas e creches “reconhecem o direito universal à educação de todos sem excluir ou sem selecionar”, segundo Deanna.

Marilia Dourado, que vivencia as experiências da educação reggiana há 10 anos, defende que as crianças precisam ser escutadas e reconhecidas com o seu enorme potencial. Além de experiências a respeito da educação e das crianças das escolas e creches, a entrevista traz também o questionamento de como as escolas brasileiras podem aproveitar a experiência de Reggio Emilia e de que maneira os educadores italianos podem se inspirar nas iniciativas do Brasil.