APRESENTAÇÃO

Uma rede de articulação e difusão das ideias da prática educativa de Reggio Emilia, em defesa de uma cultura mundial da infância numa perspectiva integral, integrada e de intercâmbios reais entre estados brasileiros e países da América Latina. É uma associação de instituições e pessoas, sem fins lucrativos, que reconhece a responsabilidade social como um dever de todos.

Missão
Ser uma rede, no Brasil, de articulação e difusão das ideias da prática educativa da Reggio Emilia em defesa de uma cultura mundial de infância numa perspectiva integral e integrada e de intercâmbios entre estados brasileiros e países da América Latina.

Objetivos
* Estabelecer um amplo debate acerca da cultura integral e integrada da infância no Brasil; 
* Criar espaços de discussão de propostas de politicas públicas que visem a inclusão e a educação de qualidade para todos;
* Conhecer e compartilhar novos resultados de pesquisas e experiências acerca da Educação Infantil;
* Difundir as ideias reggianas para a infância;
* Criar espaços de troca e intercâmbio permanentes acerca da Pedagogia da Escuta para Educação Infantil e Ensino Fundamental;
* Manter contato com outras instituições e associações para intercambiar experiências realizar atividades em conjunto;
* Reunir profissionais pertencentes ao âmbito educativo para alcançar novos conhecimentos na área de educação das Escolas de ReggioEmilia;
* Promover ações integradas para o acesso igualitário de todos os cidadãos aos bens sociais e culturais;
* Fortalecer a RedSOLARE América Latina e o Network Internacional da ReggioChildren.




43 comentários:

Profª Erika disse...

Oi, moro no Rio e gostaria de saber se há previsão/proposta de ter um polo por aqui também.

Bárbara disse...

Boa tarde! Estou apaixonada pelo trabalho desenvolvido em Reggio, o qual descobri muito recentemente (infelizmente) e estou mergulhando de corpo, alma e espírito nele. Também estou preparando um projeto para o mestrado sobre ele. Gostaria muito de saber como faço para fazer parte do grupo de estudo da rede.

Patrícia Araújo disse...

Boa tarde!
Sou professora na cidade de Salvador - Ba e gostaria do contato com o Pólo Bahia.

RedSOLARE Brasil disse...

Olá Érika e Bárbara, desculpem a demora na resposta. Infelizmente, não tínhamos visualizado os comentários.

Sobre o Polo do Rio, já temos alguns contatos estabelecidos, mas ainda não temos uma previsão concreta da formalização do Polo. Érika, se tiver interesse, pode ser mais um contato para viabilizar esta iniciativa. Vamos conversar! Nos encaminhe seu e-mail.

Barbara, que bacana visualizar sua empolgação. Para fazer parte da Rede o primeiro passo é querer! Temos espaços muito bacana de interação e construção de conhecimento. Você é de qual cidade? Nos mande seu e-mail para encaminhar mais detalhes.

Abraços,

Danubia Leal
Relações Púbicas
Facebook/Redsolare
71 3036 3009

RedSOLARE Brasil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RedSOLARE Brasil disse...

Olá Patrícia,

O Polo Bahia hoje é liderado por Daniele Meyer, Letícia Chaves e Mariana Caribé. O contato pode ser por e-mail (redsolarebrasil.ba@gmail.com) ou por telefone: 71 3036 3009. Será um prazer tê-la neste diálogo.

Além disso, pode acompanhar nossas ações pelo Blog e Facebook ou encaminhar seu e-mail para incluirmos no nosso mailing.
Abraços,
Danubia Leal
Relações Públicas
Facebook/Redsolare

Paulo Inácio disse...

Oi, moro em Brasília, DF e gostaria de saber se há previsão/proposta de ter um polo por aqui, se já tem, como que pode ter, etc...

grato...

Ana Flávia de Paula disse...

Boa Tarde,
Sou estudante de arquitetura na cidade de Uberlândia e escolhi como tema para o meu trabalho final de graduação a idealização de uma escola com os conceitos da Reggio Emilia, porém estou com dificuldade em encontrar estudos e artigos sobre o assunto, também gostaria muito de saber melhor sobre a vinda do conceito para o Brasil ( datas, primeiras escolas, etc) se puderem me ajudar será de grande valia para meu trabalho.
Desde já agradeço
Ana Flávia de Paula

Cibele Mendanha disse...

Enviei 2 mensagens de email para informações sobre aquisição do livro “Tornando Visível a Aprendizagem: Crianças que Aprendem Individualmente e em Grupo”.
Até o momento não recebi nenhum retorno.
Abraços.

Cibele Mendanha disse...

Assisti ao documentário do grupo de estudos de 2013 e fiquei encantada com tamanha contribuições ao trabalho de educadores que tem atitudes de reconhecimento das crianças.

Que momento único para este grupo.
Parabéns a equipe RedSOLARE.

Cibele Mendanha disse...

Assisti ao documentário do grupo de estudos de 2013 e fiquei encantada com tamanha contribuições ao trabalho de educadores que tem atitudes de reconhecimento das crianças.

Que momento único para este grupo.
Parabéns a equipe RedSOLARE.

Jaqueline Diel disse...

Olá,
Sou Professora da Rede Pública Municipal e atualmente estou como Diretora de uma Unidade de Educação Infantil. Desde quando conheci a prática pedagógica de Reggio Emilia, me encantei, e acredito que nessa perspectiva que devemos proporcionar as diferentes aprendizagens para as crianças. Sou filha de agricultores e essas brincadeiras que transformamos em conhecimento fizeram parte da minha infância, e sinto que estamos na obrigação de resgatar muita coisas, onde através dos elementos da natureza construímos significados e aprendendo com eles. Quero sim, fazer parte dessa rede e tenho muito interesse em aprender cada vez mais. Como faço para participar dos encontros e receber o material de vocês.

Grata,

Jaqueline Diel.

RedSOLARE Brasil disse...

Olá Cibele Mendanha,

Para aquisição do livro "Tornando Visível a Aprendizagem" poderá acessar o site da Editora Phorte e solicitar o pedido com desconto especial da Redsolare. Visualize nesta postagem as instruções: http://redesolarebrasil.blogspot.com.br/2015/04/tornando-visivel-aprendizagem-desconto.html

Agradecemos os comentários sobre o Documentário" ;) Vamos também?!

Abraços,

RedSOLARE Brasil disse...

Cara Jaqueline Diel,

Muito bacana visualizar seu comentário. A Rede ficará ainda mais fortalecida com sua PRESENÇA. Qual a sua cidade? Peço que nos encaminhe um e-mail com seus contatos: redsolarebrasil@gmail.com

Abraços,

Helena R. C. Rosa disse...

Gostaria muito de participar do grupo, porém nao tenho como ir para os encontros pois moro no rio.
Como posso participar?

RedSOLARE Brasil disse...

Cara Helena,

Estamos na articulação para em breve termos os encontros sistematizados no Polo Rio.
Convido a curtir nossa página do Facebook/Redsolare, pois sempre postamos as novidades por lá também.

Abraços,

Equipe RedSOLARE Brasil

rosana leticia disse...

Oi, e em Santa Catarina ou região sul, tem previsão de algum encontro. Abraços...

Caue Pastrello disse...

Bom dia, vocês poderiam, por favor, incluir esses 2 emails no Mailing de você.

Grato.

cauehps@gmail.com
renataccasagrande@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, eu estudei educação infantil na Austrália, na escola Lady Gowrie ( referência no país), e sempre pesquisei muito sobre Reggio Emilia, inclusive tenho muitos livros e a minha filosofia de trabalho é muito inspirada neles.
Atualmente moro no Brasil, no Vale do Ribeira, e estou inicando palestras sobre o método Reggio Emilia. Gostaria de saber que tipo de trabalho voces estão desenvolvendo no Brasil e se há interesse em discutirmos sobre a possibilidade de um evento na minha região.
CAso haja interesse, por favor entrar em contato pelo E-mail: projetomamaeursa@gmail.com

Grata,

ALINE DAIANA disse...

Olá, boa noite!
Sou da cidade de Bauru e gostaria de saber como faço para participar desse grupo de estudo em Reggio Emilia. Aguardo e obrigada!

RedSOLARE Brasil disse...

Olá, Rosana Letícia!
Ainda não temos previsão dos encontros em Santa Catarina ou região sul para 2016.
Nos acompanhe. Sinalize seu e-mail para que possa receber nossos informativos.
Abraços!

RedSOLARE Brasil disse...

Olá, Caue Pastrello!
E-mails cadastrados. Em breve você receberá nossos informativos.
Acompanhe a nossa página do Facebook/Redsolare, pois postamos novidades por lá também.
Abraços,

RedSOLARE Brasil disse...

Olá, Aline Daiana!
Será muito bom tê-la conosco em Reggio. O Grupo de Estudos da América Latina acontecerá de 01 a 07 de maio de 2016. Em breve divulgaremos o link do formulário de inscrição e mais informações. Indicamos que mande um e-mail para nós com suas dúvidas. Vamos dialogar por lá: redsolarebrasil@gmail.com

Cibele Mendanha disse...

Olá educadores!!

Participo das discussões da RedSolare Polo Minas e tenho aprendido a cada dia com as escolas e profissionais que compartilham e trocam ideias.

Acredito na proposta de Reggio como também nas possibilidades de adequação dessas propostas ao contexto brasileiro.

Unknown disse...

Ola! Quero participar do Pólo de São Paulo, onde fica?

Anônimo disse...

Estamos implementando REGGIO EMILIA em nossa escola, estou encantada desde quando conheci a prática pedagógica de Reggio Emilia, nessa perspectiva estamos proporcionando as diferentes aprendizagens para as crianças, desenvolvendo assim a pedagogia da escuta. Não conhecia esse trabalho, estou interessada em ter mais informações, gostaria que me enviassem materiais. Sendo que esse trabalho torna as educadores com mais atitudes e reconhecimento das crianças.

Aguardo retorno. Obrigada.

Monica Pacidônio disse...

Olá! Sou pedagoga e foi fonoaudiologa, trabalho na Rede Municipal de Ensino de Betim. Como faço para participar do próximo encontro da Rede solare, fia 30/04/16, que acontecerá no Centro Infantil Leonor Franco SEI- Contagem? Tenho muito interesse! Att, Mônica Pacidonio.

Monica Pacidônio disse...

Olá! Sou pedagoga e foi fonoaudiologa, trabalho na Rede Municipal de Ensino de Betim. Como faço para participar do próximo encontro da Rede solare, fia 30/04/16, que acontecerá no Centro Infantil Leonor Franco SEI- Contagem? Tenho muito interesse! Att, Mônica Pacidonio.

Nivea Marsili disse...

Olá, gostaria de adicionar o meu email no mailing de vocês nivea@mpteam.com.br e gostaria de saber se em SP há algum encontro e quando haverá o curso na Itália novamente.

Obrigada,

Julianna Neiva disse...

Olá, gostaria de saberse já existe algum pólo no rio de janeiro.

valdirene disse...

Olá,
Gostaria de receber seus informativos.
Também informaçoes sobre encontros no sul do Brasil (SC)
Grata.
Valdirene
valdireneasilva@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de receber os informativos. Tenho interesse em implantar a abordagem em minha escola. Tem sugestões de libros?Podem incluir o meu email no mailing de vocês? Moro em São Paulo. Há algum encontro em São Paulo?

Igor disse...

Bom dia! Sou Coordenadora Pedagógica de uma escola de educação infantil em Belo Horizonte e estamos estudando muito sobre a documentação pedagógica do Reggio Emilia. Como vou para Buenos Aires em outubro entre os dias 8 e 15, gostaria de fazer uma visita à Escola Aletheia. Seria possível agendar essa visita? Fico no aguardo e agradeço desde já a atenção.
Miriam Visconte
miriam@colegiocolibri.com.br

Solange disse...

Olá moro em Santa Catarina e gostaria de fazer um curso no ano de 2017 com vocês e gostaria de saber se será oferecido algo na sede na Bahia. Como faço para ter informações, quantos dias de duração tem o curso, qual o valor qual o mês pois atuo como professora e a na condenação do curso de pedagogia Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul e eu preciso organizar as coisas para ida. Seria o curso para duas pessoas. fico no aguardo do mais perto possível de resposta. Atenciosamente Solange

Solange disse...

Olá moro em Santa Catarina e gostaria de fazer um curso no ano de 2017 com vocês e gostaria de saber se será oferecido algo na sede na Bahia. Como faço para ter informações, quantos dias de duração tem o curso, qual o valor qual o mês pois atuo como professora e a na condenação do curso de pedagogia Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul e eu preciso organizar as coisas para ida. Seria o curso para duas pessoas. fico no aguardo do mais perto possível de resposta. Atenciosamente Solange

RedSOLARE Brasil disse...

Olá,

Nossos Polos de atuação faz parte de um trabalho voluntário que conta com o apoio de outras Instituições para a realização dos Encontros. Não temos sedes físicas. Temos a sede da RedSOLARE Brasil que fica em Salvador - BA.
Dialoguem com o Polo São Paulo: redsolarebrasil.sp@gmail.com
Dialoguem com o Polo Rio de Janeiro: redsolarebrasil.rj@gmail.com
Mais informações da RedSOLARE, entrem em contato conosco: redsolarebrasil@gmail.com
Acessem nosso informativo e visualizem nossas ações:https://issuu.com/redsolarebrasil/docs/informativo_2016-2017_issuu
Adicionaremos os emails no mailing.
Para 2017 temos agendado o Grupo de Estudos de Aprofundamento para Reggio Emilia - Itália. Vejam algumas informações: http://redesolarebrasil.blogspot.com.br/2016/11/grupo-de-estudos-de-aprofundamento-da.html

Dúvidas e demais informações estamos a disposição,

Equipe RedSOLARE Brasil

RedSOLARE Brasil disse...

Olá Solange,

Nos informa seu e-mail para dialogarmos de forma mais próxima.

Abraços,

Equipe RedSOLARE Brasil

Adriana Gama disse...

Também gostaria muito de um polo no Rio de Janeiro!
adrianagama@terra.com.br
Há tanto o que fazer por uma reviravolta consistente na Educação! !!

Adriana Gama disse...

Também gostaria muito de um polo no Rio de Janeiro!
adrianagama@terra.com.br
Há tanto o que fazer por uma reviravolta consistente na Educação! !!

RedSOLARE Brasil disse...

Olá Adriana,

tudo bem?
Nós temos um Polo no Rio de Janeiro sim.
Encaminharemos um e-mail para dialogarmos.

Abraços,

Michele

Débora Niéri disse...

Olá!

Gostaria de fazer parte do Grupo que irá para Reggio em 2018.
Onde obtenho informações?

Grata
Att

Débora


RedSOLARE Brasil disse...

Olá Débora! Que maravilha, vamos?
Pedimos que sinalize seu e-mail, assim que tivermos maiores informações, divulgaremos!
Grande abraço!

Alana Ferreira disse...

Por gentileza, gostaria de maiores informações sobre o grupo que irá para Reggio em 2018.
Grata Alana

e-mail:alanaferreiraa@hotmail.com