quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Relato de Experiências: Projeto de Investigação em Cooperação.

Um Mergulho na Alma
Jane Machado*


Retornar ao Capão dessa vez foi uma experiência distinta, profunda, inusitada... Olhar para dentro de si e perceber a força, a potência, as fragilidades e as relações.


Pela primeira vez fiquei hospedada na casa de quem vive no Capão! E não há experiência mais significativa do que olhar o local com os olhos dos que vivem nele para ampliar o olhar de forasteiro, de turista. Acordar cedo e aprender com Meire a não colocar a batata e a banana na água para cozinhar, e sim pô-las no vapor para não perder os nutrientes. A alimentação orgânica, o cuidado com as plantas, as rodas de memórias afetivas através das fotos de mãe e filho, nora, neto e amigos partilhando saberes vividos na relação.

Ahhh, o cheiro e o sabor das pitangas comidas diretamente no pé...

(....)

Leia o relato na íntegra: https://issuu.com/redsolarebrasil/docs/um_mergulho_na_alma2




*Jane Machado é educadora, membro da equipe que realiza ações no Projeto de investigação em cooperação, que envolve 2 escolas públicas na Zona Rural, 1 escola pública na zona urbana, 1 escola privada na zona urbana, no Brasil, e uma Instituição do Reino Unido – Sightlines Initiative. É uma ação desenvolvida pela RedSOLARE Brasil e cofinanciada pelo Conselho Britânico, que se estende de abril de 2016 a março de 2017.