sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Projeto da RedSOLARE com cofinanciamento com o Conselho Britânico reúne educadores, famílias e crianças em prol da Natureza.




Projeto desenvolvido pela RedSOLARE tem o intuito de fortalecer a admiração e relação com o mundo natural, seus elementos e estações, com intenções de promover grupos de crianças da educação infantil e educadores com fortes experiências de vida e de aprendizagem no ambiente natural; acesso de crianças a ambientes naturais como oportunidades para se engajar com a natureza, e oportunidades para os educadores desenvolverem suas práticas em ambientes diferenciados. 

As ações envolvem 2 escolas públicas na Zona Rural, 1 escola pública na zona urbana, 1 escola privada na zona urbana e uma Instituição do Reino Unido – Sightlines Initiative, liderada por Robin Duckett, que tem uma experiência de 5 – 8 creches/escolas reunidas por ano durante quatro anos (2010 – 12) tendo como ponto de reflexões a Floresta Geneva.  

No projeto coordenado por Robin Duckett, parceiro membro do Network Reggio Children, que atualmente está apoiando o Projeto desenvolvido no Brasil, há o envolvimento de educadores, facilitadores criativos e um motorista/facilitador, comprometidos com o projeto como uma experiência de aprendizagem contínua. Neste, todos os membros da equipe têm acesso a formação profissional ao longo do projeto e ao final de cada etapa, e se reúnem para um dia de reflexão e intercâmbio.

Na maioria dos projetos da Sightlines Initiative, dois membros da equipe trabalham ao lado de educadores habituais das crianças. No período do outono, em cada cenário, acontece encontros preparatórios entre a equipe, funcionários e pais, e depois com as crianças, seguido pela primeira visita com todo o grupo para a floresta. A abordagem neste contexto envolve atuar através da observação e reflexão para permitir a troca e aprendizagem das crianças enfatizando Encontro, Investigação, Troca e Expressão.

No Brasil, o projeto que está em execução constitui-se em um Grupo de Cooperação entre educadores, crianças e famílias de contextos diferentes para consolidação de uma cultura permanente pesquisa/ação; a fim de gerar transformação nos contextos participantes para uma relação mais potente com os recursos naturais. As investigações são em torno das formas conscientes de captação da água da chuva para diminuir os impactos nos períodos de seca.

No momento já foram realizadas 2 visitas ao Vale do Capão, região da Chapada Diamantina onde o processo de investigação em Cooperação está se desenvolvendo. A proposta de formação de professores não se trata de transmitir conhecimento e sim construir relações e conexões para consolidação de processos de transformação do ser humano com o seu ambiente.