terça-feira, 10 de maio de 2016

Grupo de Estudos da América Latina para Reggio Emilia 2016 - Relato de Experiência





De 01 a 06 de maio estive em Reggio Emilia e me senti acolhida pela cidade e pela RedSOLARE Brasil. Que experiência riquíssima, que encantamento estar presente neste encontro e me colocar em diálogo com essa pedagogia libertadora, pedagogia da escuta, das 100 linguagens e sobretudo da construção de uma infância feliz. 

Vivenciar, mover-se em direção ao novo, entusiasmar-se com cada detalhe e ter a possibilidade de transpor barreiras para ressignificar o cotidiano foram situações que me abraçaram nestes dias em que visitei Reggio Emilia. 

Agradeço a cada um que contribuiu para este processo de crescimento profissional e pessoal. Agradeço a minha família que compreendeu a ausência devido o propósito maior, colegas do grupo de estudos que se fizeram tão íntimas, mesmo sendo desconhecidas; cada palavra, gesto e olhar das pedagogistas, educadoras e atelieristas da cidade; Alba e Marilia pela receptividade e por acolherem as recomendações da Prof. Verônica com carinho. Obrigada a todos, pais, crianças, moradores e trabalhadores de Reggio Emilia.

A caminhada é longa e a partida é sem dúvida a ESPERANÇA numa estrada sem fim, mas com grandes transformações pelo caminho... Um abraço!


*Janaína Oliveira Gonçalves
Educadora
Itabirito - MG