segunda-feira, 19 de outubro de 2015

PRESENÇA no Brasil!

Um ato de solidariedade, comprometimento, troca, reflexão, descobertas e muito mais! O PRESENÇA é um Projeto que, através da criação e distribuição de bonecos de pano nos espaços públicos, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para espaços públicos seguros para as crianças viverem a VIDA com liberdade nas cidades, fazendo valer a cultura própria desta fase da vida - que valoriza a vida, a brincadeira, o faz de conta, a criatividade, o lúdico, as relações entre crianças.

Nascido no Brasil, Salvador - BA, em 2012, o projeto está ganhando repercussão em várias regiões brasileiras.

“O PRESENÇA a cada dia vem ampliando e conquistando novos espaços. Durante todo ano a gente organiza e planeja oficinas em locais públicos. Esse ano fizemos algumas oficinas em escolas municipais e estaduais da nossa cidade. As crianças desenham, planejam este desenho e depois a gente costura o boneco baseado no desenho da criança. Depois nós fazemos um ato público, levamos os bonecos confeccionados e distribuímos na praça. Esse projeto surgiu através de um diálogo de algumas educadoras daqui de Salvador, que participam da RedSOLARE, e elas dialogavam sobre a violência a utilização precária da ocupação de espaços públicos na cidade e em um mês decidiram confeccionar mensageiros da paz”, conta Bárbara Teixeira coordenadora do PRESENÇA em Salvador.  

Clique na imagem e confira reportagem no programa Aprovado:

http://gshow.globo.com/Rede-Bahia/Aprovado/videos/t/edicoes/v/conheca-o-trabalho-do-projeto-presenca/4548552/



“A dinâmica do projeto acontece primeiramente nas escolas: o trabalho é voluntário. Convocamos pais e alunos a participar doando tecidos, linha e seu tempo para confeccionar os mensageiros. Em Niterói, quatro escolas da rede municipal serviram de base para que o projeto acontecesse”, explica Thiago Nunes, coordenador do PRESENÇA em Niterói.



 


Jociane Massaro, coordenadora do PRESENÇA em Orlândia relata: “Eu achei que ia ser uma coisa pequena, mas as pessoas viram a importância de refletir sobre a infância e um começou a falar com o outro”. “Na hora que você está construindo você já está brincando, você mostra para seu filho que ele não precisa ir na loja comprar um brinquedo, você pode construir”, conta Nelcy Afonso voluntária do projeto.

Confira a reportagem do PRESENÇA em Orlândia:



“É com muito entusiasmo e alegria, que iniciamos neste ano de 2015 o projeto PRESENÇA em parceria com a RedSOLARE em nossas escolas de Orleans, Criciúma. Trata-se de um movimento organizado por crianças, famílias, escolas, demais instituições, em defesa da infância bem vivida e da ocupação, com segurança, dos espaços públicos. Os bonecos ganham vida e transformam-se em Mensageiros da Paz”, conta Jovilde Parisotto, Diretora do SESI regional Sul. 

Confira a matéria sobre o PRESENÇA em Orleans - Santa Catarina:




Acompanhe o projeto PRESENÇA: http://presencanomundo.blogspot.com.br/