Transformando os Ambientes para a Aprendizagem
A forma como os ambientes são organizados para gerar aprendizagens é o tema central que será abordado nesta formação. Pensar e organizar o espaço-ambiente apoia a criança para que ela revele o seu potencial criativo na sua descoberta do mundo e nas relações estabelecidas através das experiências compartilhadas.
Na abordagem de Reggio Emilia, os ambientes das
escolas são pensados para gerar situações que instiguem a curiosidade
infantil e fomentem a pesquisa de todos os sujeitos envolvidos na
compreensão dos processos de aprendizagem.
Os ambientes estão organizados por áreas
e/ou estações que aguçam a curiosidade e mobilizam a criança para
expressar o seu pensamento de forma autônoma.A forma como os ambientes
são organizados no espaço e as escolhas dos materiais que o compõem
revelam a concepção e crença pedagógica e por isso é marcado por uma
intencionalidade educativa.
A presente temática tem instigado educadores brasileiros, sendo que estas serão as 3ª e 4ª edições deste
Encontro, respectivamente em Porto Alegre e Belo Horizonte. A Formação foi realizada com sucesso em 2013,
tendo 80 participantes em Salvador (abril) e 200 educadores em São
Paulo (outubro).
1ª edição | Bahia: http://consultoriaesse.com.br/site/?p=1761
2ª edição | São Paulo: http://consultoriaesse.com.br/site/?p=2629
ACESSE A PROGRAMAÇÃO: http://migre.me/lMjej
INSCRIÇÃO: http://migre.me/lMkeU