O lançamento da versão em português do livro “Tornando Visível a Aprendizagem: Crianças que Aprendem Individualmente e em Grupo”,
pela Editora Phorte, foi realizado durante a Conferência Internacional
da RedSOLARE Brasil, em 16 e 17 de agosto em São Paulo. Desenvolvida
pelo Project Zero – Harvard Graduate School of Education, em parceria
com Reggio Children – Centro Internacional Loris Malaguzzi, a publicação
que teve versão original na língua inglesa lançada em 2001, já desperta
o interesse de muitos educadores brasileiros.
Tendo llaria Cavallini e Claudia Giudici
como autores e colaboração de Michela Bendotti e Lorella Trancossi, a
edição brasileira teve a revisão técnica realizada por Marilia Dourado –
representante da RedSOLARE Brasil que vivencia há 10 anos as
experiências de Reggio Emilia, e destaca a importância desta publicação
no Brasil: “Que esta publicação seja um convite aos educadores que atuam
para e com a infância, para compreenderem cada vez mais que a escola é a
cidade e a cidade é a escola, enfrentando assim, as marcas da sociedade
brasileira sem melindres com a desigualdade, competitividade e
individualismo e buscando caminhos e estratégias para a transformação”,
afirma a educadora que representa o Brasil no network internacional da
Reggio Children.
Mais de 300 educadores que participaram
da parte da Conferência “Diálogos entre Cidade e Escola” interagiram com
Claudia Giudici, autora do livro e palestrante do evento, durante a
sessão de autógrafos, realizada na noite do sábado. Além da distribuição
nas principais livrarias do Brasil, a publicação está disponibilizada
no site da Editora Phorte.