sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Centro Cultural sedia evento sobre educação infantil

Encontro discutiu a educação como bem comum e a experiência do município italiano de Reggio Emilia

http://www.cms.ba.gov.br/img.aspx?src=upload/06-02-2014_Encontro_Redsolares_ft_Antonio_Queiros__20142713171121847.jpg&w=274&h=198

O Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador sediou na manhã desta quinta-feira (6) mais uma atividade cultural de interesse da cidade, desta vez a discussão focou a educação infantil. O evento foi promovido pela RedSOLARE Brasil.

Na palestra de abertura, a pedagoga Marília Dourado, representante Nacional da RedSOLARE Brasil, falou sobre a educação como bem comum. Ela contou ainda a experiência da cidade de Reggio Emilia, situada no nordeste da Itália, referência mundial em educação infantil.

Marília Dourado enfatizou que o objetivo não é copiar o modelo de educação da cidade italiana. “A proposta de Reggio Emilia não é para ser reproduzida, pois cada cidade tem sua realidade social, cultural e econômica”, disse a educadora. “Queremos que as crianças tenham vez e voz”, acrescentou. 
 
Para Uilton Lopes, diretor da escola municipal Cid Passos, que acompanhou o evento, o encontro foi importante para a sociedade conhecer mais sobre essa proposta louvável de ensino infantil. “A criança não é o futuro. O tempo da criança é hoje. A criança já nasce com direito. Ela não vai ser gente amanhã”, ressaltou Uilton Lopes.

Após a palestra, houve uma mesa de discussão com a psicóloga Daniele Meyer e as pedagogas Mariana Caribé e Letícia Chaves. Elas contaram sobre os projetos que desenvolvem em algumas cidades brasileiras. A RedSOLARE reúne educadores de 13 países.


Notícia do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador: http://www.cms.ba.gov.br/noticia_int.aspx?id=7447#.UvVA-xVwFVI.gmail