quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Relato sobre Reggionarra - A noite de contos


Quem não gosta de uma história bem inventada e tão bem contada?
Bia Bedran, arte educadora nos impulsiona a ouvir histórias com a sua canção:
“Uma história bem inventa
e tão bem contada por ti
vale a vida
vale a risada
vale a pena existir...”

Que existam sempre muitas tramas vividas ou inventadas, contadas, lidas, cantadas, boas e saudáveis narrações para povoar o nosso imaginário. Foi com este sentimento com nos inspiramos no Reggionarra, a noite do reconto, e montamos a cabana das histórias. Arrastamos sofás, puffs, cadeiras... Pegamos lençol, lanterna e muitos, muitos livros. A preparação do ambiente em si já foi mágico para as crianças e possibilitou a expressão de muitas linguagens. Entretanto, o fascínio delas pelas narrativas era notório e encantaram os adultos que presenciaram este momento.
O brilho no olhar atento de Luiza e Maria acompanhando as histórias ficará em nossas memórias e será sempre um convite para estarmos juntinhas vivendo a uma feliz infância.
Obrigada sobrinhas queridas por me darem o privilégio viver momentos como estes.
Um beijo carinhoso,
Tia Alba

Alba Bezerra
Salvador-Ba




sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Reggionarra - A noite de contos



Reggionarra - A noite de contos
Todos juntos contando e ouvindo histórias no dia 22/02, às 21h


“O prazer de, juntos, ouvir, ler e contar nos faz caminhar por uma noite iluminada por histórias capazes de colorir o mundo não só em azul.”
Monica Morini



Reggio Emilia, ao norte da Itália, é uma cidade reconhecida mundialmente pelo respeito e incentivo à cultura da infância tanto por meio de serviços educacionais de qualidade, como também pela criação de propostas que envolvem e dão espaço às crianças na comunidade, reconhecendo-as como cidadãos.

http://www.reggionarra.it/
Nos últimos anos, no mês de fevereiro, acontece um evento envolvendo todos na cidade: uma noite de contação de histórias, reais ou nãos, lidas ou criadas, em ambientes acolhedores e significativos para todos os envolvidos... E esse convite é estendido a todo o mundo, como uma oportunidade para desligarmos aparelhos eletrônicos e nos voltarmos a vivenciar o valor e a magia das histórias.

Essa é uma iniciativa que pode ser feita em casa ou em espaços públicos; com a família, amigos, vizinhos; com quem você encontra todos os dias ou com quem você não vê há muito tempo... É preciso apenas criar um espaço em que todos se sintam acolhidos e confortáveis para a troca de sentimentos e experiências. Afinal, Reggionarra surgiu da ideia de que cada um de nós tem algo a contar e que, por meio da narrativa, um pequeno episódio vivido transforma-se em uma experiência poética e criativa.
Este ano o título da proposta é “A cor das histórias... A noite é realmente azul?”. Esse é um convite para que a cor azul entre na noite de contos, seja no cenário ou ambiente preparado, seja como assuntos das histórias, seja como luz, música e som...
A RedSOLARE Brasil difunde e apoia as iniciativas de ReggioEmilia para a infância e acredita que a iniciativa de Reggionarra é uma grande oportunidade de unir a família com uma prática muitas vezes esquecida no dia a dia marcada pela escassez de tempo para os pequenos prazeres vivenciados com quem queremos bem.  Assim, convidamos a todos que compartilham de nossos valores para uma noite em que o foco esteja nas relações e sentimentos, dando oportunidade para as crianças vivenciarem uma experiência que ficará marcada por bons e divertidos momentos junto àqueles que amam e admiram! Após essa data especial, enviem-nos fotos e mensagens relatando como foi a sua noite de contos para dividi-la em nosso blog e com nossos parceiros italianos pelo e-mail redesolarebrasil@gmail.com

Outras informações e imagens dos anos anteriores podem ser acessadas em http://www.reggionarra.it/.
Boas e inesquecíveis histórias!
Equipe RedSOLARE Brasil
Telefone: 71 3036 3009