segunda-feira, 3 de junho de 2013

Encontro do Polo Bahia acontece na Escola Gênesis

Jane Machado*

Com a abertura realizada pelas representantes da RedSOLARE Brasil, as boas-vindas aconteceu com a exibição do vídeo PRESENÇA  - ACriança na sua FELIZcidade. Apresentado também na abertura do Grupo de Estudos para América Latina em Reggio Emilia - 2013, o material relata a campanha de mobilização em defesa da cultura mundial da infância e tem como objetivo principal a ocupação de espaços públicos, com segurança.

O Encontro mensal também foi marcado pelo diálogo de educadoras que participaram do Grupo de Estudos 2013. Danubia Leal, relações públicas da RedSOLARE Brasil, fez um breve comentário da experiência vivenciada, seguido por depoimentos e de Mariana Caribé – educadora da Rede Municipal de Ensino; Patrícia Lopes e Bruna Faria – educadoras da Escola Gira Girou. A emoção e fascínio de ver a utopia em realidade foram marcantes em todas as falas.
Pauta central do encontro, o relato de experiência da Escola Gênesis (Stela Mares) foi conduzido pelas coordenadoras, com a utilização da documentação em vídeo para exposição de três experiências desenvolvidas:
  •  Espaço Verde – Horta Escolar
  • Texturas e Sensações – Experimentação Sensorial
  • Feirinha Livre – Organização de uma feira na escola com foco nas relações de compra e venda

O diálogo com o Grupo foi fomentado a partir da utilização da escada de retroalimentação, gerando discussões ricas para as experiências vivenciadas. Daniela Fraga, diretora da unidade, indicou o percurso da escola para o diálogo mais próximo com a experiência de Reggio Emilia e destacou os avanços já conquistados, em especial a partir do conhecimento da realidade de Reggio, com a participação da mesma no Grupo de Estudos, em 2012.
O final do encontro foi com agradecimentos pelas aprendizagens construídas e compartilhadas e celebração com um lanche delicioso oferecido pela Gênesis a todos os presentes. Saberes e sabores sempre conectados. O Encontro de junho/2013 será na Escola Nova Nossa Infância, no dia 10/06, às 18h.


*Jane Machado, educadora responsável pela síntese do diálogo.