sexta-feira, 5 de abril de 2013

A participação é um Convite!

É assim que começamos a falar do encontro ocorrido no ultimo sábado, dia 23 de março de 2013. Pessoas diversas, pesquisadoras e atuantes na educação, de esferas públicas e privadas, de dez cidades do estado de São Paulo (Santos, São Caetano do Sul, Valinhos, Caieiras, Serra Negra, Jundiaí, São Roque, São João da Boa Vista, Mauá e São Paulo) aceitaram o convite para a participação da reabertura do Polo São Paulo nesse dia. Foram 63 pessoas dispostas a estudar, conversar, trocar experiências sobre a infância e a educação infantil em nosso país.
A participação de todos nesse primeiro encontro nos fez lembrar de Malaguzzi contando o início de sua história em Reggio, em entrevista transcrita no livro As Cem linguagens das crianças.
Malaguzzi, ao contar de sua primeira ida para a Villa Cella, relata:
Encontrei mulheres empenhadas em recolher e lavar pedaços de tijolos. As pessoas haviam se reunido e decidido que o dinheiro para começar a construção viria da venda de um tanque abandonado de Guerra, uns poucos caminhões e alguns cavalos deixados para trás pelos alemães em retirada.
-   O resto virá- disseram-me
-    Sou professor-disse eu
-   Bom,-eles me disseram- Se isto é verdade, venha trabalhar conosco.
Ao observar o envolvimento de todos frente as belas palavras de Marília Dourado sobre a RedSOLARE, ao escutarem sobre o projeto Presença e, por fim, ao assistir os filmes sempre tão instigantes e enriquecedores de Reggio, tivemos a impressão de que, se fossemos convidadas a dar entrevista sobre essa experiência, como ocorreu com Malaguzzi, o final do diálogo seria bem semelhante.

Então, vamos ao trabalho!!

Obrigada a todos e até o próximo encontro.

Nayara e Priscila
redsolarebrasil.sp@gmail.com