quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Diálogo Permanente!



Participei do Seminário Internacional “Vozes que transformam: infância, um fio de esperança permanente”, na cidade de Sorocaba. Quero agradecer a organização e escolha de palestras e relatos.

Foram momentos de escuta, apreciação e reflexão com as educadoras da cidade de Reggio Emilia, o que me fez e faz pensar nas minhas intervenções pedagógicas com as crianças de minha turma na cidade de São Paulo, onde sou professora de educação infantil há 23 anos.

Pude perceber que as belas produções são uma conseqüência das aprendizagens e é no percurso onde acontecem as construções de conhecimentos.

Conhecer os relatos de propostas que acontecem no Brasil revela que estamos no caminho e em busca de intervenções pedagógicas inovadoras.

Acredito que em nosso país precisamos ter foco na identidade cultural, como foi comentado, e isso é possível em nossas propostas com as crianças. É preciso muita dedicação, empenho, observação, escuta e reflexão por parte dos professores, pais e gestores educacionais.
Sem dúvida fica a vontade de querer aprofundar os estudos e participar da semana de estudos em Reggio Emilia.

No intuito de continuarmos as reflexões compartilho meu blog com intervenções pedagógicas em diversas escolas de educação infantil no município de São Paulo.


Renata Honora