terça-feira, 3 de novembro de 2009

Um universo possível!!!!


*Glaucia Fischer
A Reggio Emilia pra mim, foi um contato com o universo possível!


Quando pela primeira vez, me deparei com o trabalho desenvolvido lá, vi nele que, o que eu havia imaginado já existia!!!

As creches tão bem estruturadas, o carinho dos profissionais, o envolvimento dos pais, a dedicação de todos os envolvidos, do arquiteto ao fornecedor. Claro que as pequenas pedras aparecem no meio do caminho, mas delas se fazem os materiais de pesquisa...

O privilégio de estar vivendo a sensação de sonhar acordada é indescritível! Minha experiência tem um alto grau de felicidade pessoal, pois nela eu me vi vivendo a vida de uma forma diferente: retomando minha individualidade, refazendo meu intelecto, me apropriando da minha própria vida e acreditando nela; me certificando de que NUNCA, mas nunca mesmo podemos desistir de nossos sonhos. Havendo passado há pouco, por algumas situações complicadas, enxerguei na filosofia de Loris Malaguzzi um brilho pra lá de luminoso, ao qual me agarrei e me identifiquei... Pra quem posso, falo : "É possível! A arte como grande mestra da educação!"

Cada qual em sua realidade e em seu momento; mas nem a carência financeira, tampouco a falta de espaço impedem o desenvolvimento de uma grande intenção. Ouso em acrescentar que podemos fazer ainda melhor, a mesma falta de condições nos favorece no quisito "criatividade" - Ah! Isso o brasileiro tem de sobra - " A arte de viver!"




*Glaucia Fischer
Arquiteta
Arte-educadora
Campinas – São Paulo