sábado, 11 de julho de 2009


Participação do Brasil na Bienal Têxtil 2009

Buenos Aires – Argentina – março/abril de 2009
Circuito das Cores – Identidades nas múltiplas infâncias

Em busca de identidade e cores, educadores brasileiros que fazem parte da RedSOLARE Brasil, escutaram crianças de 5 estados (2 Escolas públicas, 2 comunitárias e 2 privadas – todas de contextos muito distintos, revelando a pluralidade, desigualdade sócio, cultural e econômica no país) sobre o significado da solidariedade no mundo. Meninas e meninos de 3 a 5 anos descortinaram, de uma maneira linda e inalcançável de contemplar e de pensar, a infância e os seus mistérios, convocando à todos a construírem relações, ligações, entrelaçados, pontes e novos caminhos que não negassem à eles o direito de entender e de explicar o mundo e a si mesmo por meio de uma variedade de linguagens e expressões.
O desafio dos educadores foi unir as diferentes expressões em uma instalação que sustentasse esse sistema de interconexões e de relações da criança com a natureza multiforme da realidade social.
Foi fácil, viu-se claramente que as crianças são surpreendentes e tem visão que transcende o óbvio, o esperado, o previsível. Foram além, muito além e nos revelaram o quanto a diversidade tem equidade. Vimos que as produções estavam interligadas e convocavam à reflexão, ao prazer, às explorações e descobertas. Todas despertaram para a compreensão de que se aprende vivendo, trocando, questionando e interagindo intensamente com o objeto de investigação (consigo mesmo e/ou com o outro - pessoas, elementos da natureza e objetos diversos).
As produções também comunicaram a forma e o tempo em que as ações e as relações aconteceram, revelando através de documentações (textos, slides, fotografias, protocolos de observação, dentre outros) as identidades individuais e coletivas e os processos de aprendizagem. Temos o processo registrado e, portanto, muito para contar.
Que possamos, portanto aprender com as crianças na busca cotidianamente de conhecer e compreender mais sobre as relações humanas, suas possibilidades, força e significado dos atos, e sobre a criança e suas múltiplas maneiras de construir conhecimentos, de perceber-se, de perceber o outro, de interagir, compreender e representar o mundo externo. Que a solidariedade seja uma busca constante!

Instituições participantes:
Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos – Salvador – Bahia
Escola Despertar – Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Centro de Educação Infantil Catinho Feliz – Curitiba - Paraná
Escola Nova Nossa Infância – Salvador –m Bahia
Escola Municipal de Educação infantil Emílio Carlos– São Caetano do sul – São Paulo
Centro Educacional Maria de Nazaré – Uberlândia – Minas Gerais


Curador: Ronnie Corazza
Coordenação: Marilia Dourado